Bom dia Mercado: “IBOVESPA, Mais Forte do que a Política?” | Dados da Bolsa

Bom dia Mercado: “IBOVESPA, Mais Forte do que a Política?”

Bom dia, Pessoal!

Como esperávamos, semana passada foi bem “movimentada” e trouxe novas visões. Vamos direto a elas…

Giro Rápido pelo Mundo

Mais números macroeconômicos dos Estados Unidos da América foram divulgados e, mais uma vez, não foram tudo aquilo que o mercado esperava. Inflação desacelerando. Isto mesmo, você não leu errado. O problema dos nossos amigos do hemisfério norte é criar inflação e não contê-la e os números totais de vendas do comércio também foram muito aquém do que se esperava. Contudo, outra notícia que chamou muito a atenção partiu do departamento de tesouro dos EUA, onde houve um pronunciamento de que o sistema de aposentadoria também pode estar com problemas. Acho que já vimos esse filme não é mesmo?

O caos na Venezuela segue. Os problemas na Turquia só aumentam e pela primeira vez em 25 anos, a agência classificadora de risco S&P baixou a nota dos nossos vizinhos chilenos.

Pousando em nossa movimentada República

Petrobras (SA:PETR4) anunciou redução do preço da gasolina em 1,9%, enquanto que o diesel subiu 0,70%, na mesma semana em que foi divulgado que a Petrobras foi a maior cliente do BNDES entre 2001-2016. Será uma coincidência?

Segundo o Sr. Meirelles, o “programa” de resgate do governo federal para o estado do Rio de Janeiro deverá ser homologado em 15 dias, enquanto que em outra declaração, nosso ministro citou que se o refis for aprovado, a arrecadação da união será de aproximadamente 1bi.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

Ilustração e Opinião

Refletindo as tensões geradas pelos comentários da Sra. Angela Merkel a respeito do breXit, o FTSE 100 fechou em queda de -0,47% na última sexta-feira, enquanto que o índice norte-americano Dow Jones fechou em alta de 0,39%, especialmente, repercutindo os bons números das instituições bancárias dos EUA.

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada no artigo da semana passada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Ibovespa Gráfico Diário

Ibovespa Gráfico Diário
Ibovespa Gráfico Diário 2

Ibovespa Gráfico Diário 2

Com base no movimento que acompanhamos na semana passada em nosso índice BOVESPA, vimos a realização e superação do cenário 01, que tínhamos traçado na análise anterior. Entretanto, não foi somente isto. Tivemos uma semana com 5 dias de pregões positivos, algo que já nem lembramos da última vez que aconteceu!

Observando a movimentação do nosso índice durante a semana passada, pode ser possível elaborar dois novos cenários para a semana vindoura:

– Cenário 01: após a última semana positiva, nosso índice BOVESPA conseguiu se recuperar de boa parte da desvalorização que ocorreu durante a divulgação da delação da JBS (SA:JBSS3). Apesar deste forte movimento de alta, pode ser importante acompanhar se os compradores serão capazes de romper a zona de suporte/resistência localizada em 65.800, o que poderia levar nosso índice para a região de 67.000 pontos.

– Cenário 02: caso os vendedores acreditarem que a zona de 65.800 poderá ser uma boa região para voltar “as vendas”, este fato poderia fazer com que nosso índice voltasse a testar a região de 64.500 pontos, como vimos no dia 04/05/2017.

Resumindo: nosso IBOVESPA resistiu forte e bravamente aos temas políticos da última semana, contudo será que vai resistir mais uma vez?

Sucesso à todos nós e até semana que vem!

Por Marco R Simonetto (Equipe Youtrading)

Be the first to comment on "Bom dia Mercado: “IBOVESPA, Mais Forte do que a Política?”"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*