Taxa de Juros: Copom mantém ritmo e corta Selic de 10,25% para 9,25% | Dados da Bolsa

Taxa de Juros: Copom mantém ritmo e corta Selic de 10,25% para 9,25%

Por João Pedro Caleiro / Exame.com

São Paulo – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou hoje uma redução de um ponto percentual na Selic, que foi de 10,25% para 9,25%.

A decisão foi por unanimidade e sem viés. Foi o sétimo corte seguido na taxa básica de juros da economia e o terceiro no patamar de um ponto.

A decisão faz o Brasil cair de segundo para o terceiro lugar entre juros reais no ranking com 40 economias feito pela Infinity Asset Management.

Expectativas

O corte veio de acordo com o esperado pelo mercado: de 41 instituições consultadas pelo Projeções Broadcast, 39 apostavam em um ponto.

A manutenção do patamar de cortes não era a aposta na época da última reunião, quando o Copom apontou que seria adequada “uma redução moderada do ritmo de flexibilização monetária”.

O motivo era o estouro da crise política e a menor probabilidade de aprovação de reformas estruturais que controlariam o gasto público no longo prazo, como a Previdenciária.

Mas desde então a reforma trabalhista foi aprovada, o país continuou recebendo recursos e o dólar, que poderia causar pressão inflacionária, está hoje apenas levemente acima do seu nível pré-denúncia.

Enquanto isso, os números de atividade econômica seguem fracos e a inflação continua em queda livre. Junho teve deflação e o acumulado em 12 meses ficou em 3%, já bem abaixo da meta de 4,5%.

Histórico

Desde que o regime de metas de inflação foi adotado em 1999, a Selic só ficou em um dígito em dois momentos.

O primeiro foi entre meados de 2009 e meados de 2010, no segundo mandato de Lula, quando chegou a 8,75%.

O segundo foi entre março de 2012 e o final de 2013, no primeiro mandato de Dilma, quando chegou à mínima histórica de 7,25%. Em ambos os casos, a alta da inflação exigiu a volta do ciclo de altas.

A ata do Copom será divulgada na próxima terça-feira, dia 1º de agosto, e a próxima reunião está marcada para os dias 05 e 06 de setembro.

Be the first to comment on "Taxa de Juros: Copom mantém ritmo e corta Selic de 10,25% para 9,25%"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*