Bom dia Mercado: Mercados e Commodities – Petróleo e Minério de Ferro | Dados da Bolsa

Bom dia Mercado: Mercados e Commodities – Petróleo e Minério de Ferro

Os mercados asiáticos encerram majoritariamente em queda, os investidores monitoram a escalada das tensões entre EUA e Coreia do Norte, que acabou resultando no interesse pelo bônus do governo japonês (JGBs), em commodities como ouro, a cotação spot mostrava alta de 0,49% às 7h55, e moedas como o iene, que valorizava 0,41% frente ao dólar. A Coreia do Norte ameaçou lançar mísseis de médio a longo alcance no território de Guam, que é administrado pelos Estados Unidos e que contém bases militares americanas. A agência de notícias estatal KCNA afirmou que os recentes exercícios militares realizados pelos EUA “estão levando a situação regional a um ponto extremo e tais manobras militares americanas podem provocar um conflito perigoso sob a atual situação extremamente aguda, que prevalece na Península Coreana”. A ameaça de Pyongyang vem em resposta aos comentários do presidente dos EUA, Donald Trump, feitos durante a tarde desta terça-feira (8), quando o republicano comentou que o ditador norte coreano irá encontrar “fogo e fúria nunca vistos antes pelo mundo” caso continue com a escalada de ameaças contra Washington. Dada a valorização do iene, Tóquio caiu 1,29%, refletindo as perdas das exportadoras, Seul perdeu 1,10%, Hong Kong desvalorizou 0,35% e Shanghai recuou 0,19%. Na Oceania, Sydney ganhou 0,38%, as ações bancárias contribuíram para os ganhos.

·         Os mercados europeus e os futuros de Nova York operam no negativo, pesa o noticiário sobre o acirramento do conflito entre EUA e Coreia do Norte, que causa a aversão aos ativos de risco e aumenta a demanda por ativos seguros como Treasuries. Entre as moedas do continente europeu, a librava ganhava 0,08% frente ao dólar, enquanto o euro perdi 0,15%.

·         Os contratos futuros do petróleo operam no positivo, os primeiros vencimentos do Brent e WTI exibem 0,63% e 0,59%, respectivamente, às 8h06. Ontem, o American Petroleum Institute (API) estimou uma queda de 7,8 milhões de barris no estoque de petróleo dos EUA, o que tenderia a favorecer os preços da commodity. Às 11h30, o Departamento de Energia (DoE) norte-americano divulgará dados oficias, a mediana das expectativas aponta para uma queda de 2,2 milhões de barris no estoque de petróleo bruto na semana passada. Caso os dados venham fora das expectativas, pode mexer na cotação da commodity.

·         O contrato futuro do minério de ferro na China, pelo Dalian Commodity Exchange, subiu 1,09%. O primeiro vencimento do cobre mostrava alta de 0,03%, às 8h08, na London Metal Exchange.

Be the first to comment on "Bom dia Mercado: Mercados e Commodities – Petróleo e Minério de Ferro"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*