Crise de Identidade do Bitcoin: Ouro Digital ou Dinheiro? | Dados da Bolsa

Crise de Identidade do Bitcoin: Ouro Digital ou Dinheiro?

por Tanzeel Akhtar

Como a criptomoeda líder do mundo, o bitcoin continua a mostrar o quão implacável é. Mesmo depois do seu recente rali volátil, o bitcoin continua a desafiar o rumor de bolha. Ele pode muito bem ser o novo ouro digital, ou uma moeda que veio para ficar.

BTCUSD Semanal YTD

BTCUSD Semanal YTD

No último domingo, 19 de novembro, o bitcoin atingiu mais um marco, passando de mais de US$ 8 mil por moeda.

Embora atualizações do bitcoin tenham sido feitas ao longo do caminho, para aumentar sua escalabilidade, tamanho de transação e velocidade, é possível que a moeda digital esteja se tornando menos uma forma de pagamento e, em vez disso, evoluindo para o ouro digital? Será que o bitcoin está realmente tendo problemas de identidade?

O recente fracasso do SegWit2x abalou o bitcoin, pelo menos inicialmente, derrubando seu preço. O hard fork do SegWit2x destinava-se a diminuir os custos das transação e melhorar a velocidade de confirmação, mas foi suspenso por falta de consenso entre desenvolvedores. Os investidores precisam estar cientes da existência de uma luta interna contínua?

Eddy Travia, CEO da Coinsilium, investidor e acelerador de empresas de tecnologia de blockchain, acredita que a principal função de bitcoin hoje é bastante clara, independentemente dos forks, que é ser uma “reserva de valor”. Ele está certo de que a maioria o vê como um veículo de investimento e não como a moeda de um sistema de dinheiro eletrônico ponto-a-ponto.

Gabriele Giancola, CEO e co-fundadora da qiibee, uma plataforma de fidelização na Internet, discorda:

Não acredito que ele esteja lutando com sua identidade. As discrepâncias SegWit2x e SegWit foram eliminadas. Com isso, os principais desenvolvedores estão totalmente concentrados em trazer o Segwit e a rede relâmpago em cadeia. Dizer que o bitcoin ou sua identidade estejam em conflito é não considerar o todo. O cancelamento do SegWit2x mostra que a comunidade está unida.

Dmitry Zhulin, co-fundador do INS Consumer Ecosystem, interpreta a situação atual de uma forma um pouco diferente. Como ele explica, o bitcoin está saindo da infância, amadurecendo como o ouro digital. Ele diz:

O bitcoin foi construído sobre uma espécie de ethos de código aberto que motivou gerações de “geeks”, esse desenvolvimento mostra claramente que o bitcoin saiu da sua infância e está se movendo em direção ao seu destino – um meio universal de preservar capital ou “ouro digital”.’

David Moskowitz, CEO e co-fundador da Indorse, pensa que a decisão de não seguir com o fork do SegWit2x foi um movimento estratégico dos adeptos do bitcoin, que trocaram seu apoio para o bitcoin cash. Moskowitz ressalta que fizeram isso para ajudar a aumentar o preço de ambas as moedas, além de aumentar o interesse pelo BCH. E o plano a longo prazo? Para implementar soluções de dimensionamento em cadeia, uma vez que a tração mais significativa é feita nesse fork.

“Muitas pessoas, especialmente os primeiros apoiadores do bitcoin, acreditam que ele é e deve continuar a ser mais do que uma reserva de valor, que também deve ser um meio de pagamento global e continuarão a trabalhar nesse sentido”.

Fernando Gutierrez, Chefe Jurídico do dash, argumenta que, neste ponto, o bitcoin ainda é mais como dinheiro digital do que qualquer outra coisa, apesar do fato de sua mudança de dinheiro digital ter sido mais visível recentemente:

Graças ao fato do bitcoin ser em código aberto, tem sido possível que outros grupos busquem a visão de Satoshi Nakamoto de um “Sistema de Dinheiro Eletrônico”, que os desenvolvedores da Bitcoin Core Developers abandonaram bem antes do fracasso do SegWit2x. Esta mudança foi mais visível recentemente com novos projetos de fork reivindicam o nome bitcoin para si, mas outros projetos como o dash começaram a usar o código bitcoin para construir uma rede de pagamentos há mais de três anos.

No longo prazo, as lutas sobre os nomes não serão importantes. O que interessa é que os usuários terão uma opção sólida para seus pagamentos, seja em dash, bitcoin cash ou talvez um novo projeto ainda não lançado.

O diretor de pesquisa da CoinDesk, Nolan Bauble, observa que o bitcoin está se comportando claramente como uma “moeda de crise” em lugares como a Venezuela e o Zimbábue, onde as moedas fiduciárias perderam valor significativo e o governo perdeu estabilidade “Podemos ver que o mercado identifica o bitcoin como uma reserva de valor”, diz ele.

Claramente, o fracasso de um fork, o SegWit2x, e o sucesso de outro, o bitcoin cash, fortaleceram a moeda digital de maneiras semelhantes ao provar que o bitcoin é antifrágil. Bauble diz:

O bitcoin convence mais as pessoas que é uma reserva segura de valor todos os dias que sobrevive. Esse comportamento parece a história do ouro como reserva de valor. O ouro também sobreviveu ao final da cunhagem de ouro, ao aumento do papel-moeda e ao fim do padrão-ouro “.

À medida que a bitcoin amadurece, ele evoluirá até um ponto em que certamente encontrará seu lugar apropriado no universo dos investimentos. Por enquanto, à medida que a classe de ativos de criptomoedas continua a ganhar força, o debate sobre o que o bitcoin realmente é – dinheiro ou ouro digital – provavelmente continuará. E talvez, pelo menos por enquanto, ele é um pouco dos dois.

Fonte:https://br.investing.com/analysis/crise-de-identidade-do-bitcoin-ouro-digital-ou-dinheiro-200218565

Be the first to comment on "Crise de Identidade do Bitcoin: Ouro Digital ou Dinheiro?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*