Déficit e alta dos juros nos EUA preocupam mercados e estimulam sell-off | Dados da Bolsa

Déficit e alta dos juros nos EUA preocupam mercados e estimulam sell-off

Investing.com – A aposta na elevação dos juros americanos e a preocupação dos investidores com o déficit orçamentário derrubaram as bolsas americanas na sessão de ontem. Seguindo esse cenário, as bolsas de valores da Ásia fecharam a sexta-feira em perdas expressivas. Na Europa, com os mercados em funcionamento, os índices acionários operam no vermelho, com recuos modestos comparados com os de outros mercados.

Na China, o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, teve queda de 4,26%, enquanto o índice de Xangai caiu 4,02%. Em dado momento, ambos chegaram a cair mais de 6%.

Em Tóquio, o Nikkei recuou 2,32%, a 21.382 pontos e, em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 3,10%, a 29.507 pontos. Na Europa, o FTSE, de Londres, recua 0,46% a 7.137,50 pontos, enquanto o DAX de Frankfurt perde 0,41% a 12.210,00.

Durante a madrugada, com os mercados asiáticos em operação, o Congresso dos EUA trabalhou para elevar o teto da dívida. Proposta foi aprovada no Senado. Na Câmara, deve ser votada nas próximas horas. Caso seja aprovada pelos deputados, vai reverter o shutdown (que já está em vigor), mas não garante o fim da volatilidade. O impacto dos gastos públicos no déficit é um dos fatores do estresse. Os deputados têm maior resistência e os democratas contam com o apoio de republicanos mais conservadores.

A aprovação do orçamentário nos EUA pode gerar uma elevação de gastos federais, que é estimada em US$ 300 bilhões para os próximos dois anos. Esse movimento, segundo Kathy Bostjancic (Oxford Economics) contribui para a alta volatilidade nas bolsas. Em entrevista ao Broadcast, ela explicou que com a maior perspectiva de renumeração dos títulos americanos, o valor Treasuries disparam com a demanda, o que leva a um menor apetite por ações.

Os títulos americanos de 10 anos, tiveram importante valorização e agora pagam 2,842%, com a taxa sendo ainda maior para os Treasuries de 30 anos, com rendimento de 3,139%.

Além disso, o forte aquecimento da economia dos EUA pode elevar a pressão inflacionar e obrigar o Federal Reserve a aumentar os juros. Como consequência, os investidores realizam lucros nas bolsas e colocam seus recursos nos títulos. O cenário contribui derrubar as bolsas, elevar a cotação do dólar e a pressionar as commodities.

Fonte:https://br.investing.com/news/mercado-de-a%C3%A7%C3%B5es-e-financeiro/deficit-e-alta-dos-juros-nos-eua-preocupam-mercados-e-estimulam-selloff-564916

Be the first to comment on "Déficit e alta dos juros nos EUA preocupam mercados e estimulam sell-off"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*