Gol pede recuperação judicial nos EUA

Companhia utilizará processo de Chapter 11 dos Estados Unidos para fortalecer sua posição financeira
GOL continuará oferecendo serviços de transporte aéreo seguro, confiável e sem interrupções
Todos os voos estão operando conforme programado e todas as passagens aéreas e reservas permanecem
em vigor
A empresa assegurou US$ 950 milhões em financiamento para apoiar os negócios.

São Paulo, 25 de janeiro de 2024 – A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (B3: GOLL4, NYSE: GOL),
anuncia hoje que a GOL e suas subsidiárias estão entrando voluntariamente com pedido de Chapter 11 no
Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York (Tribunal dos EUA). O Chapter 11
é um processo legal dos Estados Unidos utilizado pelas empresas para levantar capital, reestruturar as finanças
e fortalecer operações comerciais no longo prazo, enquanto continuam a operar normalmente.
A GOL inicia o processo legal nos Estados Unidos com um compromisso de financiamento de US$ 950 milhões,
na modalidade debtor in possession (“DIP”) por membros do Grupo Ad Hoc de Bondholders da Abra e outros
Bondholders da Abra. A Companhia buscará acesso a esse financiamento como parte da audiência do Primeiro
Dia com o Tribunal dos EUA, prevista para os próximos dias. O financiamento está sujeito à aprovação judicial
e, juntamente com o caixa gerado pelas operações em curso, fornecerá liquidez substancial para apoiar as
operações, que seguem normalmente, durante o processo de reestruturação financeira.
Com o suporte do processo supervisionado pelo Tribunal e com a liquidez adicional do financiamento DIP, os
voos de passageiros da GOL, os voos de carga da GOLLOG, o programa de fidelidade Smiles e outras
operações da Companhia continuam normalmente. A GOL seguirá oferecendo serviços de viagens aéreas
seguras, confiáveis e a baixo custo, proporcionando a melhor experiência aos Clientes, que poderão organizar
suas viagens da forma que sempre fizeram. O programa Smiles não terá alterações, assim como os acordos
de codeshare e interline, que continuarão disponíveis para os Clientes.
“A GOL vem empreendendo esforços significativos para oferecer a melhor experiência de viagem aos Clientes,
ao mesmo tempo em que melhorou sua lucratividade e posição financeira”, diz Celso Ferrer, CEO. “Fizemos
progressos notáveis até agora e acreditamos que este processo permitirá endereçar os desafios gerados pela
pandemia, ao mesmo tempo em que mantemos o elevado padrão dos serviços que oferecemos aos Clientes.
Este processo permitirá à GOL expandir ainda mais sua posição como uma das principais companhias aéreas
da América Latina, mantendo, ao mesmo tempo, o propósito de ‘Ser a Primeira para Todos’. Estamos
confiantes de que as medidas que estão sendo tomadas permitirão que a GOL continue oferecendo tarifas
mais baixas com experiências de viagem excepcionais aos Clientes em um número cada vez maior de rotas.
Os nossos Colaboradores continuarão conduzindo suas atividades do dia a dia normalmente e zelando pela
qualidade e Segurança dos nossos voos. Somos gratos em ter conseguido avançar com compromissos de
novo capital que ajudarão nas nossas estratégias de longo prazo, incluindo a melhoria da acessibilidade, da
experiência de viagem e da escolha do Cliente”.
A GOL utilizará esse processo para reestruturar suas obrigações financeiras de curto prazo e fortalecer sua
estrutura de capital para ter sustentabilidade no longo prazo. A Companhia espera sair desse processo com
um investimento significativo de capital, incluindo os novos US$ 950 milhões em financiamento DIP,
posicionando-a para expandir sua posição como Companhia aérea líder na América Latina.
Apesar dos desafios de sua estrutura de capital e da menor disponibilidade de aeronaves, o desempenho
operacional da GOL continua forte. No 3T23, a GOL entregou um dos melhores resultados operacionais para
companhias aéreas da América Latina, e o quarto trimestre consecutivo de margens operacionais altas e
consistentes. A receita operacional líquida da Companhia atingiu recorde histórico de R$ 4,7 bilhões, com
crescimento de 16,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior, principalmente devido à
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contribuição significativa das receitas vindas das unidades do Programa de Fidelidade Smiles e das operações
de carga Gollog, que cresceram juntas um total de 65,1% no 3T23 (vs. 3T22) e totalizaram R$ 412,6 milhões
no período. Em dezembro de 2023, a taxa de ocupação atingiu 82,7%, aumento de 4,8% em relação ao mesmo
período do ano anterior. Os indicadores operacionais da GOL relacionados à pontualidade, regularidade, taxas
de ocupação e uso diário da frota operacional demonstram seu foco em eficiência e produtividade.

Sobre o Chapter 11

O Chapter 11 é um processo judicial nos Estados Unidos, bem estabelecido e flexível para a reestruturação de
empresas com operações em múltiplas jurisdições. O processo permite que as empresas fortaleçam a sua
posição financeira, enquanto continuam a operar normalmente, sujeitas a supervisão e aprovação do sistema
judicial dos Estados Unidos. O processo do Chapter 11 tem sido utilizado com sucesso por muitas companhias
aéreas internacionais, incluindo LATAM, United Airlines, Delta, Aeroméxico e Avianca Colômbia.
A GOL está confiante de que este processo atende aos melhores interesses de seus stakeholders, incluindo
Colaboradores e Clientes, que continuarão a contar com a oferta de voos acessíveis e seguros e confiáveis,
além do melhor serviço.

A Gol destaque que os

Os Clientes da GOL poderão continuar a organizar viagens e a voar pela Companhia como sempre fizeram,
com a utilização de passagens e vouchers. Os Clientes da GOL seguirão acumulando milhas ao voar pela
Companhia e poderão comprar e resgatar milhas acumuladas por meio do Smiles. A GOL planeja honrar todas
as obrigações com Clientes, incluindo reembolsos de passagens, cupons de viagem e pagamentos ou crédito
associados a reclamações de bagagem ou serviços, em conformidade com políticas da empresa em vigor.